domingo, 15 de junho de 2014

Posso dar água para o bebê?

Um bebê pequenininho não precisa tomar água. Até os 6 meses não se deve dar água para bebês que mamam no peito. O leite materno, além de todas as suas qualidades conhecidas, tem o teor de sais minerais inferior as fórmulas lácteas, o que o torna suficiente para uma boa hidratação, sem necessidade de água adicional. Nos dias mais quentes, o que ocorre é que aumenta a necessidade de o bebê mamar mais vezes e, como consequência, a mãe precisa ingerir uma quantidade bem maior de água. Já para os bebês que mamam fórmula, as opiniões dos especialistas são divergentes. Há quem defenda que a água com que se prepara a fórmula já é suficiente. Outros, porém, lembram que algumas fórmulas podem conter sódio (sal), e por isso vale a pena dar um pouco de água, especialmente se estiver muito calor.
       Bebês de menos de 6 meses têm estômago pequeno. A água pode acabar ocupando o lugar do leite pois pode saciar a criança. Além disso, o excesso de água (inclusive diluindo demais a fórmula em pó, quando se coloca mais água que o recomendado na embalagem) pode atrapalhara digestão. Em algumas situações (como quando o bebê fica vomitando sem parar), o médico pode recomendar que você dê um preparado especial para evitar a desidratação, como o soro caseiro ou soluções reidratantes vendidas em farmácias. Antes de começar a dar água ao bebê de menos de 6 meses, converse com o pediatra. Lembre-se de que a água precisa ser filtrada, fervida e resfriada.
       Quando a criança faz 1 ano, você pode liberar a água. Ela já tem a alimentação parecida com a de um adulto e pode tomar água o quanto quiser. Dê bastante água nos dias quentes e secos para evitar a desidratação, e também, sempre que ela estiver com febre. Mas se você notar que seu filho bebe muita água antes das refeições e depois não come nada, é melhor permitir só um pouco antes da comida e o resto depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário